Parrillada Rincón

Uma das iguarias da culinária uruguaia, com toda certeza, é o churrasco. Com sabor inigualável ao nosso, a principal diferença para o nosso churrasco é a distância da carne até o braseiro. Nós brasileiros preferimos deixar a brasa afastada da carne, já eles, adotam churrasqueiras rasas.
.
A churrasqueira, ou "parrilla", é uma grelha com graduações de alturas, de acordo com as urgência e necessidade. O fogo é feito com lenha em uma das laterais, e só quando a lenha está realmente em brasa, ela é colocada debaixo das carnes. E aí mora o truque, e notável diferencial... Desta forma, os gases tóxicos do carbono não ficam depositados na carne. Bela sacada não é mesmo!

.
Mas as dicas do bom assado, não param por aí... Para conseguir um bom churrasco, crocante, dourado e suculento, a grelha precisa estar bem aquecida, a uma temperatura muito alta, aí coloca-se a gordura voltada para baixo, para ir derretendo e, conseqüentemente, desengordurando e produzindo um maravilhoso sabor, especial e único às carnes.
.
A espessura da carne é bem generosa e os temperos são diferenciados, sendo um deles o Chimichurri. Um ótimo acompanhamento para a carne, sem dúvidas, são as papas fritas (batatas fritas), muito consumidas por lá...

Mercado del Puerto

Ingredientes
02 porções de assado de tira
01 porção de bife de chorizo
01 porção de vacio
01 porção de lingüiça parrillera
02 gomos de morcilla
01 porção de chinchulines
01 porção de mollejas
.
Modo de fazer
.
Em primeiro lugar é preciso traduzir os nomes dos cortes, da linguagem usada por eles, para os termos que conhecemos.
O assado de tira é o nosso bife de tira da picanha. Bife de chorizo é um grande medalhão tirado de uma peça de contra filé grande e com uma bela capa de gordura. O vacio é a nossa fraldinha ou fraldão. Lingüiça parrillera é um embutido misto de carne suína e bovina temperada à moda dos pampas. Morcilla é um embutido feito de sangue de porco cozido com temperos e ervas, mais conhecido entre nós como chouriço. Chinchulines são pequenas porções do intestino delgado e as mollejas, fatias da glândula timo dos ruminantes.
.
Tudo isso junto é levado à grelha pré-aquecida, a uma distância de 20cm do braseiro uniforme e bem espalhado. As carnes são temperadas só na hora de ir para a grelha, apenas com sal extrafino. Em vinte minutos a parrillada está pronta para ir à mesa. Uma salada verde e farofa são bons acompanhamentos para esta pedida, dica do próprio parrillero.
.
Receita preparada e produzida pelo parrillero Janivaldo Araújo.
Fonte: www.churrascoechurrascarias.com.br

Comentários

Marizé disse…
Essa churrasqueira é um verdadeiro "rolls royce" dos churrascos!

Bjs
Filipa disse…
Eu também prefiro a carne a assar mais perto da brasa, acho que fica mais saborosa. Tenho que visitar o Uruguai :)
Gostei muito deste post sobre churrasco.

Beijinhos
Meninas, realmente o churrasco lá tem um sabor notável... As churrasqueiras, geralmente tem este modelo, ou pelo menos seguem esta padrão... Marizé, gostei do apelido "rolls royce" hehehehehehe

Filipa, tenho certeza, de que não vai se arrepender da visita! bjs
Luciana Macêdo disse…
Churrasco é sempre bem vindo, uma desculpa para de reunir as pessoas, de ficar o dia inteiro à beira da piscina só aproveitando...
É bom saber as maneiras como se prepara o churrasco em outros locais,ótimas dicas.
Bjs!
Marcia disse…
Que blog bonito, por onde eu andava que não havia ainda entrado aqui?
/adoro estes churrascos do sul, aí sabem melhor fazê-los. Apareça no idéias.
Claudia Lima disse…
A última vez que comi churrasco foi no ano passado. A churrasqueira não era do tipo "Rolls Royce", mas estava gostoso.
Apesar de ser gaúcha como pouca carne, mas aprecio o sabor da carne feita na churrasqueira. É outra coisa, sem dúvida.
Eles não fazem galeto tb?
Beijos
Claudinha(Magia), até fazem, mas o típico, é esta versão aí...

Postagens mais visitadas