Nhoque de Ricota

Acho que todos conhecem aquela velha tradição de se comer Nhoque todo dia 29 do mês... Então, eu para não fugir a regra, para não correr o risco, de, por casualidade do destino, sofrer punição (hehehehe), e quebrar os velhos costumes de família, sempre faço nhoque nesta data.
.
Porém, hoje foi diferente, pois estamos começando a "saga" de uma reeducação alimentar, um pouquinho rigorosa (com direito a alguns deslizes, porque ninguém é de ferro)... Pensando nisto, resolvi fazer a versão light, da estrela principal do dia. Receita fácil, simples e que confere um sabor muito especial ao prato. Massa

01 xícara de chá de farinha de trigo
540g de ricota
01 ovo

Sal a gosto (eu não usei)
.
Molho: Pode fazer a gosto, mas aqui vai uma dica, que fica muito bom com este tipo de Nhoque:

01kg de tomate batido no liquidificador e coado
01 cenoura grande ralada
01 cebola picada
02 dentes de alho espremidos
02 colheres de sopa de molho de soja
Manjericão a gosto
.
Queijo parmesão ralado (opcional)
.
PREPARO
Massa
Passe a ricota no espremedor de batatas, acrescente os demais ingredientes e misture bem com as mãos. Faça os nhoques e cozinhe aos poucos, em bastante água e sal. Quando subirem à tona, retire com uma escumadeira e jogue na água fria para dar um choque térmico. Escorra. Coloque numa travessa e cubra com o molho e queijo ralado (opcional). Deixe gratinar por alguns minutos no forno.
.
Molho
Refogue a cebola com o alho, sem gordura, em panela com antiaderente pré-aquecida. Tempere com sal e mexa sempre para não queimar. Junte o molho de soja, o suco de tomates, a cenoura e o manjericão. Baixe o fogo e cozinhe até apurar.
.
Rendimento : 6 porções
Calorias : 364 por porção
Fonte: Prato feito

Comentários

Val disse…
hum mim parece uma delicia adorei.. bjsss
Claudia Lima disse…
Esta receita ficou ótima e ficaram lindos! Fica ótimo para fazer com a ricota que compro que é uma pasta, facilita muito
Gostei muito da sugestão do molho tb.
Bjs :)
Laurinha disse…
Nhoque de ricota é mesmo muito bom.... e com este molhinho, deve ter ficado especial!
Beijinhos
Maria disse…
Hummmmmmmmm ficaram lindos!!
Muito interessante nhoque de ricota, parabénssssssss!!

Postagens mais visitadas