Geléia de Mexerica

Quem não gosta de um docinho, uma geléia para adoçar? Esta aqui, é uma receita, de minha Mãe, que todos os anos, costuma fazer para nos deleitarmos com a gostosura... Neste ano, eu já estava de volta a minha terra, e tive a oportunidade de participar do feitio do doce, e aproveitar da meiga e terna companhia da Mamãe (o coisa boa! ai ai) ... A geléia fica simplesmente, D I V I N A!
Mexerica pode ser:
Outro nome pelo qual é chamada a Tangerina (nosso caso aqui).
Ou também pode ser, uma palavra usada para o designar fuxico, fofoca, e mexeriqueira, mulher fofoqueira. Pois a árvore do fruto de mexerica cheira longe, analogamente à fofoca, que "vai longe". Isto no termo popular e folclórico da língua portuguesa.
.
DENOMINAÇÃO REGIONAL
Bergamota ou vergamota são as denominações dadas à tangerina na região sul do Brasil, principalmente em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, aqui no Brasil.
.
Mexerica é um termo mais comum na região sudeste, especialmente no Espírito Santo.
Em alguns poucos lugares, como em Curitiba, é chamada de mimosa. Também ambas regiões Brasileiras.

INGREDIENTES DA GELÉIA
03 medidas de Caldo coado de Mexerica(Tangerina)
01 e ½ medida de açúcar
Cascas de Mexerica a gosto, em tiras longas e finas
.
Misture o caldo e o açúcar e leve ao fogo, até que diminua pela metade. Enquanto isto, pegue as tiras de mexerica e ferva em água, para retirar o sumo (aquele amarguinho). Escorra bem, e depois junte à geléia já reduzida, para que termine de cozinhar tudo junto.
.
Ferva até chegar ao ponto de fio a geléia, e estará pronta. Combina muito bem, com Ricota e Queijos.

Receita: Euridece-Minha Mãe.

Comentários

Nela disse…
ANITA; esta geleia tem um aspecto, delicíoso mesmo olhe o que chama de mexerica, é que?abóbora ou laranja,gostava de saber e tem razäo, eu digo o mesmo tanto dos doces como comida da minha mäe,até o cheiro era deferente, infelizmente já näo a tenho partiu antes do tempo,mas minha filha é assim comigo, embora saiba fazer tudo desde comida aos doces, está sempre a pedir para eu fazer algo,é täo bom ter mäe!fica bem Anita beijinho e parabéns á mäe pelo doce e pela filha que tem-..
Nela querida, atendendo seu pedido, adicionei algumas informações à postagem. Qualquer dúvida, pergunte... ;)

beijocas....
Nela disse…
Anita muito obrigado, pela explicacäo agradeco,e já vi que aqui também há, tangerina muita mesmo, até compro muita porque meu marido adora laranja e tangerina.Na outra casa que morei, e na quinta de meu pai tinha tangerineiras, davam muita quantidade de tangerina fazia até licor, que é täo bom,aqui nesta näo tenho, porque näo tenho espaco.Já tirei a receita para fazer a geléia, porque adoro mesmo geleias e däo muito jeito, näo só para as bolachinhas, como para os bolos as tortas, e até para o delicioso bolo que postou aqui em baixo e é de morango, há uns mêses atrás eu e minha filha fizemos vários,eu até postei dois, no meu blog.Anita engracado o nome que däo á arvore, mas é verdade á pessoas realmente assim,sabe adorei a explicacäo gosto muito de saber as histórias das regiöes,adoro sou mesmo curiosa, Anita descreveu muito bem, muito obrigado e me desculpe a ignorancia, quando tiver oportunidade de o fazer logo lhe digo, agora está guardada a receitinha.Beijinho e bom fim de semana.
Nela, que bom que aí tem a fruta, então poderá fazer a geléia e depois me contar o que achou... Não se preocupe em não saber, o que é... conforme a região, o nome muda, variando bastante, e não temos obrigação nenhuma de saber tudo...Ainda mais aqui no Brasil, que por ser um país muito grande, sempre apresenta um nome diferente do outro. Justamente é pra isto que serve o blog, para interagir... Sempre que tiver uma dúvida, por favor fique a vontade em perguntar...

beijos ;)
Claudia Lima disse…
Amiga que linda que ficou a geléia! Parabéns a mamãe!
Eu nunca comi, mas imagino que seja uma delícia. Nem me fale...
Eu adoro bergamotas, principalmente a do tipo Pokan, que é mais docinha. Hummmm...
Aqui, infelizmente, só tem umas horrorosas de tão ácidas, não dá para comer.
Desde que vim do Brasil, nunca mais comi esta fruta tão saboros. Que saudades!
Bjs :)

Postagens mais visitadas