Risoto de Camarão da Jani

Vocês já devem ter notado a paixão da Jani, por peixes e frutos do mar, apesar dela não comer alguns deles, sempre faz para a família e nos deleita com estas maravilhas, pra saborear com os olhos. Eu sou uma, das que fica "namorando" os pratos feitos por ela, principalmente se ele tem camarão... Vamos a receita.
Ingredientes:
1 kg de camarão médio
1 limão
8 xícaras de água
1 cebola média ralada
1/2 xícara de coentro picado
1 molho de salsa
1 colher de sopa de extrato de tomate
Pimenta-do-reino a gosto
2 xícaras de arroz lavado
Azeite ou óleo
Queijo parmesão ralado
Sal para correção
.
Modo de preparo
Lave os camarões e tire as cascas de 700g. Deixe o restante com as cascas. Coloque os camarões de molho em água e suco de limão. Numa panela, coloque a água e as cascas dos camarões, meio molho de salsa e o sal e leve ao fogo alto até ferver. Baixe o fogo,tampe a panela e deixe cozinhar por mais 20 minutos. Coe o caldo e reserve.
.
Em outra panela, aqueça o azeite ou óleo e junte a cebola ralada até ficar transparente. Junte as 700g de camarão (sem as cascas) e o extrato de tomate e cozinhe por mais uns 3 minutos. Acrescente o arroz e cozinhe mexendo por alguns minutos, acrescentando o caldo reservado aos poucos, cozinhe até o arroz ficar "al dente", isto é, cozido, mas resistente à mordida. Junte a salsa e o coentro picados e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Doure no azeite ou óleo os camarões com as cascas. Reserve.
.
Transfira o risoto para uma travessa, enfeite com os camarões reservados e sirva com queijo parmesão ralado.
.
Rendimento: 4 a 6 porções.
.
FOTO E RECEITA: Jani Assumpção.

Comentários

Laurinha disse…
Uma delícia, tenho certeza!!!
Fiquei com vontade... :DD
Beijinhos

Postagens mais visitadas