Rosquinhas para o Café

Bom até que enfim me desenrolei e consegui postar esta maravilha! Entre passeios "blogosféricos", visitando meus amigos de blogs, deparo-me com esta receita no Blog da Laurinha - Pitadinhas (leia-se uma graça), me deixou aticiçada de vontade... E eu bem no meio de um período de cortes de trigo branco e "biriri bororó"... Não adiantou, tive de me render as Rosquinhas e experimentar esta maravilha, que adorei e fiquei fã de carteirinha. Parabéns Laurinha pela receita.



Coloquei a receita como está no Blog dela, e algumas observações ao lado entre parênteses, negrito e itálico das alterações feitas por esta que vos escreve. :DD
.
Segue a descrição feita pela própria Laurinha e eu assino embaixo: "É um pãozinho adocicado, macio, simples, com aroma de laranja. O formato é que dá toda a graça! Perfeito para um lanchinho! Servi com um creme de baunilha; fica perfeito com uma geléia, mel, cream cheese... (Eu servi com manteiga e geléia de Mexirica)
.
Ficam deliciosos assim que ficam morninhos, ou se consumidos no mesmo dia do preparo. No dia seguinte - se ainda sobrar algum!, ficam mais sequinhos, mas bem interessantes... (os meus sobraram uns para o dia seguinte e ficaram igualmente saborosos)
.

Fiz meia receita - rendeu 11 rosquinhas de pouco mais de 40g cada (também fiz metade desta medida)
.
INGREDIENTES
500g farinha de trigo
100g açúcar
100g manteiga em temperatura ambiente
02 ovos
03 tabletes de fermento para pão
01 colher (chá) sal
125 ml de água morna
01 colher (chá) açúcar de baunilha (usei 01 colher de chá de essência)
01 colher (chá) essência de laranja - usei raspas de laranja (eu também)
01 gema para pincelar
Açúcar granulado para polvilhar


# Como eu fiz com o fermento biológico seco instantâneo (usei 2 colheres de chá - eu também usei esta medida do instantâneo), eu o misturei diretamente à farinha de trigo e depois fui agregando os demais ingredientes.
.
Em um recipiente coloque a farinha (reserve um pouco), o açúcar, a manteiga, o açúcar de baunilha, os ovos levemente batidos, a essência de laranja - raspas e o fermento. Misture com uma colher de pau. Neste momento, se necessário utilize a farinha reservada.
.
Em seguida, sove sobre superfície lisa. Deixe descansar por 10 minutos coberta por um pano. Após descansar, pegue porções da massa e faça um cordão. Uma as pontas e torça (para trançar). Una novamente as pontas, modelando as rosquinhas. Coloque em uma assadeira retangular, untada e polvilhada. Pincele com a gema e polvilhe açúcar granulado. Deixe crescer. Leve ao forno pré-aquecido (150ºC) por 20 minutos e em seguida aumente a temperatura para 180ºC e deixe as rosquinhas no forno até dourar.
Receita do Blog Pitadinhas.

Comentários

Claudia Lima disse…
Ficaram maravilhosas! Me deu fome!
Bjs :)
Laurinha disse…
Fiquei super feliz que você gostou!
E como ficaram lindinhos!!!
Fiquei com vontade de beliscar um ... ;P delícia!
Beijinhos
Anônimo disse…
Anita,

Aff até que fim consegui, rsrsrrsrsr.

Essas roscas tá anotada amiga.
Adorei.
Parabéns.

Bjusss
Claudinha(Magia) hehehehe

Laurinha, amei as rosquinhas... fique a vontade!

Marnia que bom que conseguiu postar! seja bem vinda!

Postagens mais visitadas