Também estou nesta!...

Não sei se tu já parou pra pensar, ou se ainda está naquela fase da vida, em que tudo pode e que nada vai acabar ou ter fim... Pois bem, sei que todos temos, ou já tivemos estas fases...
.
Quando somos adolescentes (principalmente) e ouvimos alguém falando em proteger ou cuidar do mundo, achamos uma "bela balela" e pensamos que isto nunca irá nos afetar... Pois é, mas a coisa não é bem assim e o "buraco é mais embaixo". Tudo o que fazemos, pouco ou muito, tem suas repercussões... Todo ato, pensado ou não, tem suas consequências... É a famosa lei da Ação e Reação. Ela vale pra tudo, e não só na questão do mundo, isto também se aplica em sua vida, com os outros, seu vizinho, seu amigo...tudo e todos!
.
E quando recebi o comunicado da Claudinha, minha amiga de coração, do Blog Magia na Cozinha, sobre este desafio do Think Blue, uma campanha, que visa a conscientização da importância de economizarmos energia (e não só energia), a fim de garantirmos um futuro melhor a todos, notei que além de uma causa nobre, muitos blogs já estão em campanha nesta empreitada, o que acho coisa fundamental para que haja uma real assimilação da proposta, achei muito interessante e linda a idéia de divulgar o que estamos fazendo para ajudar neste sentido. Fazendo com que, de alguma maneira ou outra, nosso mundo seja melhor para os próximos "tripulantes" desta gigantesca "nave", chamada Planeta Terra.
E quando me refiro a ajudar a proteger e conservar alguns recursos naturais...não me refiro a tomar banho frio, ou passar noites a luz de velas, desligar nossos pc's (afffffffffff)... É continuar nossas vidas, porém, com algumas cautelas, que não alteraria nada de forma radical.
.
A Claudinha terminou seu texto, perguntando o que estou fazendo, para que isto ocorra, então vamos lá...


O que eu ando fazendo...

1 - Levo minhas próprias sacolas para o supermercado... Cada vez mais geramos plásticos e usamos cada vez mais eles em nossas compras. Então, adotei aqueles sacolões onde cabe muiiiiita coisa, e sempre posso reutilizá-los. Aqui ainda não tem, mas já existem alguns estabelecimentos, que até dão descontos para clientes que levam suas próprias sacolas!
.
2 - Tenho um jardim de temperos e procuro usar água para molhar as plantas sempre a noite, porque sei que fazendo assim, a água vai evaporar menos, e por consequencia, gastarei menos água.
.
3 - Tenho usado algumas das minhas máquinas (lava-roupas e secadora) a noite e na sua capacidade total. Na capacidade, porque aproveito o mesmo uso de energia, que gastaria com poucas peças, usando muitas e a noite, pelo fato que algumas empresas de energia diminuem os valores de energia em horários fora do pico, assim além de economizar no valor da fatura, ainda ajudo a diminuir o consumo de energia.
.
4 - Já substitui todas as lâmpadas incandescentes por fluorescentes em casa. Além de iluminarem mais o ambiente, aquecem menos, ajudando a reduzir o aquecimento global (parece pouco, mas pense todo mundo de luz acessa! :DD)
.
5 - Sempre desligo as luzes de cômodos que não estamos usando no momento.
.
6 - Evito usar ao máximo que posso, produtos aerossóis, quando não tem saída, compro apenas aqueles que não contém CFC, identificados pelo selo "Não contém CFC”, ou "Inofensivo para a Camada de Ozônio”. Mas sempre evito o uso, porque sei que mesmo os dito não agressores, contém gases que acabam prejudicando o meio ambiente.
.
7 - Usamos até onde podemos apenas ventiladores, deixando o ar-condicionado apenas para casos extremos, evitando assim que também libere CFC e seja prejudicial a todos.
.
8 - Sempre ao lavar calçadas, dou uma boa varrida antes, para usar menos água. E na mangueira, coloquei aqueles gatilhos, que quando não estou usando esta fechado, consumindo menos ainda.
.
Acho que por hora era isto, pelo menos o que me lembro por agora... E já deu um jornal e tanto...hehehehe...já viu né? Geminiana tagarela... só para um simples bom dia vira um jornal, que dirá um assunto tão importante quanto este!
.
Espero que tenham tido paciência em ler toooodo o texto, e que de alguma forma ele tenha vindo ajudar, despertar, ou incentivar algum leitor. Tudo depende de nós, e se cada um fizer sua parte, todos seremos beneficiados...
.
A continuação do desafio, é indicar 3 Blogs para contar o que andam fazendo de bom por aí... Então indicarei as amigas, caso ainda não tenham recebido:


Claudia do Eu Crio a Minha Vida e a


Besitos a todos! ;)

Comentários

Claudia Lima disse…
Amiga muito legal o seu texto. Viu só como todo mundo faz alguma coisa?
Este esquema da mangueira tb utilizo, quando lavo o pátio aqui. Só que roubaram nosso gatilho e temos que comprar outro!
Bjs :)
Luciana Macêdo disse…
Se todos colaborarem teremos sim um planeta "vivo" por muitos anos. Vou participar sim, exemplos e depoimentos são importantes.
Bjs!
Cláudia Marques disse…
Anita, com certeza vou aceitar o seu desafio. Vou falar sobre o assunto logo que possível, ok?
Belo pudim de atum, aí em cima.
Beijinhos.
Pepe disse…
Anita... gostei demais do seu texto, identifiquei muito com o que a gente faz aquí em casa também... acho que se todos nos colaboraçemos um pouquinho em cada item que voçe mençionou, com certeza viviríamos num mundo muito melhor! Creio que nao custa muito, e só por um pouco de atitude em cada um de nos e seguramente chegaremos lá!
Claudinha, pena seu gatilho....pensei que estas coisas aconteciam mais aqui no Brasil....hehehehehe :DD

Luciana, que legal amiga...vou aguardar e conferir o que tu anda fazendo, posso adotar algumas de suas idéias também... ;)

Claudia, obrigada querida, também vou aguardar... e quem sabe aprendo mais coisas com vocês... ;)

Pepe, que bom que também faz algumas das coisas que postei.... Sim verdade! é uma questão de hábitos, e nem precisamos mudar tudo ao mesmo tempo, aos poucos, mas o importante é fazer algo...E como tu disse, se cada um fizer alguma coisa, realmente teremos um mundo melhor, com qualidade para nossas futuras gerações. ;)

besitos a todos!

Postagens mais visitadas