CUMBUCA

Às vezes tem de abstrair e sair do tradicional na hora de cozinhar... Eu que sempre estou acostumada em usar repolho somente em saladas, ou numa sopa de legumes, resolvi experimentar ele desta outra maneira, e gostei muito. Fica uma bonita apresentação, é prática de se fazer, e muito nutritiva. Pode-se variar o tipo de recheio, e passear entre frango, carne bovina com bacon e talvez até uma linguiça calabresa, porque não... Aí vai do gosto e dos ingredientes que você tenha a mão no momento de fazer este prato!
01 repolho pequeno
.
RECHEIO
300g de carne moída de Frango
Bacon picado e frito (opcional)
01 colher de sopa de óleo
01 cebola pequena picada
01 dente de alho amassado
Pimentão verde ou vermelho picado (a gosto)
Tempero verde, sal, manjericão (a gosto)
01 colher de sobremesa de amido de milho
01 xícara de água
.
MOLHO PARA COZINHAR O REPOLHO
01 cebola refogada
Molho de tomate pronto a gosto
03 xícaras de água
01 cubo de caldo de galinha
.
PREPARAÇÃO
Faça um refogado com os ingredientes do Recheio. Por último junte ao refogado, a colher de amido dissolvida na água. Espere engrossar, retire do fogo e reserve.
.
Com o auxílio de uma faca afiada e pequena, corte no repolho, um quadrado pelo lado do cabo, fazendo que fique uma cavidade no centro (Cuidado para não se cortar). Amarre com barbante culinário, para não abrir durante o período de cozimento. Recheie com o refogado reservado. Tampe o repolho, com parte da tampa retirada.
.
Coloque-o em uma panela alta para cozinhar, já com a cebola refogada, o molho, a água, e o caldo, bem misturados, por aproximadamente 30 minutos.
.
Ao servir, retire a tampa, corte o barbante e regue com o molho restante da panela que deve estar bem apurado.
Rendimento: 04 porções.

Comentários

Claudia Lima disse…
Ana ficou maravilhoso! Achei super criativo tb.
Eu uso o repolho mais cozido do que cru em geral. Tenho uma receita que sempre faço que tb utilizo repolho e carne moída dde frango. É uma feliz combinação.
Parabéns pela idéia!
Bjs :)
Maria disse…
Ana, adorei essa receita..achei criativo sua idéia.
E com frango deve ter ficado muito bom!!

Postagens mais visitadas