Massa Base para Pães - Andréa

Cada vez que a Andréa me manda uma receita, sei que Vou ficar babando... Mas vejam o capricho e a maravilha de resultados desta massa.

RECEITA
Ingredientes
+/- 1kg de farinha de trigo
5 colheres (sopa) de açúcar
5 ovos
1 copo (tipo requeijão) de leite
1 copo (tipo requeijão) de óleo (faltando 1 dedo para completar)
1 colher (chá) de sal
2 tabletes de fermento para pão (30g)
gema para pincelar
.
Em um recipiente dissolva o fermento com o sal. Misture até obter um líquido. Acrescente o leite morno, mexa e reserve. Em outro recipiente coloque metade da farinha, açúcar, ovos levemente batidos, óleo e o fermento reservado. Misture com o auxílio de uma colher (vá acrescentando farinha aos poucos). Sove bem sobre superfície lisa enfarinhada. Deixe descansar 15 minutos coberta com um pano.
.
Opções para enrolar:
.
* Rosquinhas

Enrole cordões com pedaços da massa (tipo nhoque), junte as duas pontas, enrole girando e una as duas pontas. Pincele com gema.

* RedondoFaça bolinhas com a massa no tamanho desejado, pincele com a gema.
Coloque em uma assadeira untada e polvilhada. Deixe dobrar de volume.Leve ao forno pré-aquecido, 180ºC até dourar +/- 15 min (o tempo depende de cada forno)

OBS.: Após assado, se desejar com coco passe com pincel leite condensado por cima dos pães e polvilhe coco ralado.

*Pãozinho de NóEnrole cordões com pedaços da massa (tipo nhoque), passe uma ponta por dentro da outra (formando um nó), Pincele com gema. Polvilhe um pouco d açucar cristal.

DICA: se for passar coco nao coloque açucar antes de assar.

RECEITAS E FOTOS: Andréa Carvalho.

Comentários

Teresa Newman disse…
lindos, perfeitinhos...
não tenho habilidade para fazer pães.
Laurinha disse…
Adorei as variações... lindos!
Beijinhos
Nela disse…
Tem lindas mãos mesmo, estão lindos,Anita parabéns, que paciencia, porque claro para tudo é preciso ter, mas leva tempo e são vários formatos, são lindos, sabe nunca fiz eu lhe chamo de bolinhos assim, pão já ainda á pouco tempo fui a casa da futura sogra de minha filha, que vive no campo, Serra da Estrela a mais alta de Portugal, e amassei a farinha com ela, e meti no forno de lenha, ela faz de milho trigo e centeio, mas agora tb, como dá muito trabalho já o compra, só faz de x em quando,gostei de fazer, mas tem que se bater bem a massa, dá cabo dos braços, para quem não está habituado.Beijitos e fique bem.
Teresa e Laurinha...Lindos não? a Andréa tem mãos de fada para pães...

Nela querida, estes pães foram feitos pela Andreá uma amiga e colaboradora da comunidade no orkut... Seguidamente coloco receitas com fotos feito por eles, pra divulgação pq não possuem ainda blog...

Que delícia deve ter ficado o seu pão de milho em forno de barro...hummmm...tem gostinho de fazenda!

bjssss
Anônimo disse…
posso fazer essa massa com fermento seco, pois onde eu moro nao tem o fresco.E como proceder na massa este fermento.grato
michellysilva1982@bol.com.br
Olá Michelly, pode usar sim o fermento seco para pães... Apenas lembre que a dosagem de proporção do seco para o fresco é a terça parte...

Ou seja, 30g de fermento fresco equivale a 10g de fermento seco...

Espero ter ajudado...

Desculpe a demora na resposta.

bjsssssssss

Postagens mais visitadas