Pastel Folhado de Frango

Sabe, como diz minha amiga Claudinha do Blog Magia na Cozinha, "sou mais um lanche do que um jantar...". Eu tenho a mesma opinião que ela. Claro, que não podemos viver de lanches(e isto é uma pena danada!), mas de vez enquando...Póóóóde, e aí a gente aproveita! Massas folhadas é sempre bom demais, de qualquer maneira, até sem recheios, imagine, tendo um no capriiiiiiicho... Aí é pra se 'esbaldar' mesmo.
.
Sempre tive uma preguiça terrível pra fazer este tipo de massa, mas sabem? Nem é tanto assim... Ainda mais pra quem gosta da função... O tempo passa voando! Aqui, você pode variar as formas de recheios, e criar a vontade, a dica realmente é a massa! Aproveitem. ;)


INGREDIENTES
1kg e 250g de farinha de trigo especial
01 colher de sopa de sal (rasa)
01 colher de sopa de açúcar(rasa)
02 colheres de vinagre
100g de margarina com alto teor de lipídeos (80%)
03 ovos inteiros
500ml de água gelada
1kg de margarina especial para folhados
.
Junte os 7 primeiros ingredientes. Forme uma massa lisa e homogênea. Deixe descansar por uns 30 minutos em geladeira. Abra a massa em retângulos de mais ou menos, 0,5cm e coloque a margarina para folhados em 2/3 da massa, dobre em três partes como um envelope de cartas.

Estique a massa com rolo, e repita o processo das dobras, por mais quatro vezes. Na última estirada da massa, corte retângulos, recheie, molhe as bordas com um pouco de água, não aperte as bordas (pois assim não formará as folhas), feche com delicadeza.

Pincele gemas e leve a geladeira por 15 minutos. Em seguida leve para assar em forno pré-aquecido a 200ºC, por uns 15 a 20 minutos, ou até que esteja dourado.
.
RECHEIO
01 peito de frango
01 colher de sopa de caldo de galinha em pó
Água até cobrir o frango
01 cebola picada
01 colher de sopa rasa de manteiga
Molho de tomate a gosto
Sálvia, manjericão, tempeiros verde a gosto
Sal a gosto
.
Cozinhe os frango com as ervas. Depos de cozido, e frio, desfie e reserve. Em outra panela, frite a cebolana manteiga, coloque o frango desfiado, e refogue com o molho de tomate. Acrescente sal se necessário, e o tempero verde. Deixe esfriar e aplique.
RECEITA: Técnicas Senac - 2002

Comentários

Maria disse…
Ai meu jesuisinho!!
Eu amo massa folhadaaaa e mais com frango ainda!!
Ana, ta linnnnnndo!
Luciana Macêdo disse…
Massa folhada dá trabalho, mas tudo que preparamos com ela o resultado é sempre bom.
Sou como você e a Claúdia, prefiro os lanches, aliás aqui em casa raramente tem jantar. Este folhado combina perfeitamente com os lanchinhos.
Bjs!
Luciana Macêdo disse…
Massa folhada é trabalhosa mas tudo que preparamos com ela o resultado é sempre bom. Aqui em casa raramente tem jantar, quase sempre é um lanche e estes folhados são perfeitos para estes momentos.
Bjs!
Claudia Lima disse…
Oi amiga! Aqui eu lancho e o maridão janta!
Os folhados ficaram lindos! Dá vontade dar uma dentada, pelo menos, hehe.
Eu confesso que sou preguiçosa para este tipo de tarefa, eu nunca fiz.
Em geral, costumo comprar as massas prontas, pois são baratas e dai não dá tanto trabalho.
Mas feito em casa e com esmero deve ser outra coisa, né?
Parabéns!
Bjs :)
Tarja prêta para esta receita...que delícia, parabéns!!
bjos
Angela
Dani Bros disse…
Huuum essas massas folhadas são uma perdição!!! Estes estão com uma cara maravilhosa!!
Bjks
amadinhas... obrigada pelos elogios... Vou mandar uma dúzia de folhados pra cada uma...aguardem que o email tá chegando...hehehehe..bom se fosse possível né???
Maria, tá indo aí o folhado...seguuuuuuuuuuuuura... hehehe

Lu, bem melhor lanche não é?

Angela...adoro este seu TARJA PRETA... hehehehe

Claudinha(Magia), com certeza a caseira é melhor! Te garanto...

Dani, Obrigada querida...

beijocas a todas...
Isabel Salvador disse…
que folhadão maravilhoso amiga,jinhos
Yuri Kubo disse…
Ola,Ana!
Gostei do seu blog.Muitas coisas deliciosas.
Esse pastel folhado gosto muito.Mas faz muito tempo q nao como,quando morei no Br,comia sempre,mas depois q vim pro Jp,nunca mais.
Com essa receita,quem sabe se nao crio coragem e faco,rs...
Quando fizer,falo pra vc como saiu,ok.
Voltarei mais vezes,bjinhos...
Nela disse…
Querida Anita, estão lindos os seus folhados, e de frango que bom é, e sabe, parecido com bacalhau, há mil e uma maneira de o fazer. Desculpe só agora estar a comentar, mas meu pc. continua a aborrecer-me, de vez em quando, lhe dá o vírus.Querida beijos e boa semana eucomento com mais tempo está bem'
Filipa disse…
Anita, realmente fazer massa folhada dá muito trabalho mas o resultado compensa sempre já que todas as receitas que se fazem com ela saem perfeitas. Eu costumo fazer sempre a dobrar e congelo o restante, já dá para outra vez.

Estes seus folhados com o recheio de frango estão com um aspecto delicioso!

beijinhos
Laurinha disse…
E como folhou!!!!!! Ficou linda, parabéns!

E póóóóde!!! Tb quero!

Beijinhos
Marcia disse…
Ola,
moro na guiana francesa, e kero fazer estes pasteis aki pra vender, o pastel fica lindo, vou testar a receita,mas gostaria de saber duas coisas, 1 com esta receita quantas porçes posso fazer, e qual a margarina q posso usar para fazer o folheado, ou seri amelhor usar gordura vegetal?
Abraços
Marcia, obrigada pelo contato...bom primeiro, a quantidade irá variar muito conforme o tamanho que vc irá fazer cada salgadinho seu... mas te garanto que rende muuuuuuuiiiitos.

Vc pode fazer a massa e congelar. Mas te garanto que, tanto para comércio ou para consumo em casa, o pessoal vai gostar tanto que não vai durar muito tempo a quantidade... ;)

Quanto a margarina, use a de folhar especial para este fim mesmo, principalmente se for fazer para vender. O Cliente merece qualidade e as margarinas comuns ou algumas marcas de gorduras vegetais, não chegam nem perto de um resultado satisfatório.

besitos e boa sorte nas vendas!

Postagens mais visitadas