Tamanho de forma e a Temperatura de Forno - Parte V

Mais duas dúvidas coerentes... o tamanho das Formas e a Temperatura do Forno...
.
Nem sempre de olhar a quantidade dos ingredientes nos dá o "estalo" de qual forma usar, mas se na receita pelo menos vier um aviso de que tamanho ela se encaixa, você com o auxílio básico desta tabelinha saberá da próxima vez acertar a forma, e não deixar mais a massa do bolo transbordar as bordas, dando aquele trabalho "animador" de limpar forno... que ninguém merece! Veja lá...
Tamanhos médios de formas para Assar
Forma retangular:
Pequena: 30cm x 20cm
Média: 38cm x 26cm
Grande: 44cm x 30cm
.
Forma redonda:
Pequena: diâmetro 22cm
Média: diâmetro 26cm
Grande: diâmetro 30cm

Modo de Montar uma Forma

Unta-se o fundo e os lados com uma pequena porção de manteiga, margarina ou óleo usando um pincel. Em seguida, polvilhe com farinha de trigo de maneira que fique uniforme, sacudindo-a para que caia o excesso. Salgados pode usar a farinha de rosca no lugar do trigo.
.
Temperaturas de forno

Bom, e agora já com a fôrma certa, para sua medida de bolo...falta ajustar a temperatura do forno... Nem sempre os fornos vem com escalas de temperatura, o meu por exemplo, vem com a escala numérica de 1 a 5... (parece que quem fez esta escala não sabe nem ferver água... por isto ignora a importância de tal informação)... mas como com o tempo a gente sempre aprende... aqui estão os valores aproximados padrões nos fornos domésticos...
.
Atenção: leve em consideração o tempo de uso do fogão... saiba que quanto mais velho, menos precisão nos valores terá!

E sempre vale aquela máxima... FORNO E MARIDO, CADA UMA CONHECE O SEU! hehehe

1 - Baixa 120º a 180ºC

2 - Moderada (média)180º a 200ºC

3 - Quente 200º a 230ºC

4 - Muito quente 230º a 290ºC

5 - Extremamente quente acima de 290ºC

A temperatura média para Bolos é sempre 180ºC, porém, para as receitas que têm muitos ovos e claras batidas, pão-de-ló, por exemplo, a temperatura deve ser um pouco menor 170°C, e para bolo de chocolate recomenda-se um pouco maior 195°C.

Até a próxima! ;)

Comentários

Ziza disse…
A minha técnica é fechar o olho e despejar...
Mais comum do que virar no forno é os bolos ficarem baixinhos, baixinhos...
Nela disse…
ANITA BELAS DICAS OUTRA X, MAS SABE QUERIDA SOU CASADA Á QUASE 30 ANOS E AINDA NÃO CONHEÇO O "OUTRO LADO" DO MEU MARIDO RSRSRS, OLHA QUERIDA PASSA DEPOIS NO MEU BLOG, VOU POSTAR MIMO, E GOSTAVA QUE O TROUXE SE, BEIJINHO.
Claudia Lima disse…
Ótimas dicas!
Aqui nos EUA, felizmente, as receitas são muito boas, pois sempre vem com o tamanho da forma adequada à receita, assim como a temperatura precisa.
O meu fogão possui as temperaturas num mostrador digital, além de virem marcadas no próprio botão. Sem se falar no timer. Ajuda muito!
Bjs :)
Ana Belmonte disse…
Amiga...
Esse assunto muito me interessa, adorei todas as dicas!!
Quero começar a vender meus bolos por tamanhos P, M e G(a Isamara Amâncio disse em um curso que na Bahia se vende assim) achei ótimo isso facilita muito tanto pro cliente qto pra confeiteira.
Qto ao modo de untar eu uso margarina apenas no fundo da forma e papel manteiga(para confeitar é melhor porque não "encolhe" o bolo nas laterais)
Beijos,
Ana

Postagens mais visitadas