Ceia... Reaproveitando o que sobrou...

Ceia, sempre é um festival de coisas gostosas, mas sempre exageros acabam acontecendo nos preparos de qualquer coisa que vá se servir...e isto nem que tente controlar-se!
.
Aqui em casa, a gente faz muito mais do que realmente é necessário, e até hoje ninguém soube me explicar a razão disto! Pra que tanta impolgação... Sem contar que, no dia seguinte é a maior "lenga lenga", porque estamos um "caco em forma de gente" pelo cansaço e sem saber o que fazer para servir no almoço a quem vem nos visitar. Todas as Ceias são assim... a mesma coisa!!! :(
.
Pois é, não tem quem escape do velho dilema que se repete ano após ano. Nos dias seguintes das ceias, o cardápio posto à mesa para o almoço é igual ao da noite anterior, sem nenhuma criatividade... Um verdadeiro festival de requentados e remexidos! Até porque o ânimo é bem pouco de ir pra cozinha criar ou ousar......
.
Massssssssss, se isto acontece com vocês também... Deixarei aqui algumas dicas para reaproveitar e reapresentar os já saturados menus, aqueles que quando voltam a mesa, espantam convidados... Já que nestes dias, começamos a guardar tudo na geladeira o que sobrou da ceia e do almoço da festa, e esquecemos da velha perguntinha: O que fazer com tudo isso?
Então, lá vão algumas idéias para até o fim da semana, esvaziar a geladeira.
.
Com o Tender, por exemplo, você faz sanduíches ou até um patê. Basta misturar no processador limão, maionese, salsinha e o que sobrar.
.
O Peru, que tu congelou, por não usar no reveillon, também pode ser usado em lanches. Desfiado cai bem com maionese em sanduíches naturais. Uma boa pedida é empregá-los em recheios de tortas. Se você quiser misturar no arroz também é ótimo, o mesmo pode ser feito com o bacalhau.
.
E as Frutas secas podem ser congeladas. Use-as em pavês ou bolos em outras ocasiões. Já as em calda, podem virar pizza, saladas...
.
O Pernil , tem diversas maneiras de ser utilizado, refogados,saladas e nas pizzas.
.
Sanduiche de Lombo
01 unidade(s) de pão de metro
quanto baste de maionese
Fatias finas de lombo
quanto baste de manga em tiras
quanto baste de mussarela
quanto baste de alface
quanto baste de cereja para decorar
Batata Palha a gosto
.
Corte o pão e espalhe a maionese nos dois lados. Distribua o lombo (todas as fatias, formando mais de uma camada) e, por cima, a manga. Arranje a mussarela e a alface em tiras. A alface deve aparecer, extrapolando o pão. Coloque a batata. Feche o sanduíche e decore com cerejas espetadas em palitinhos, sobre o sanduíche.
.
Receita: Vila Sabor.
.
Bolinho de Arroz Colorido*
01 xícara (chá) de arroz cozido
01 gema de ovo
01 dente de alho picado
1/2 cebola picada
quanto baste de sal
quanto baste de pimenta-do-reino branca
02 colheres (sopa) de cenoura ralada
01 colher (sopa) de parmesão ralado
02 colheres (sopa) de salsinha picada
quanto baste de Óleo de soja
01 colher (sopa) de beterraba ralada (opcional)
.
Passe o arroz, o alho e a cebola no processador, até que o arroz se junte numa única bola.
.
Coloque os outros ingredientes e misture bem. Coloque o óleo numa frigideira funda, deixe aquecer bem e frite formando bolinhos com o auxílio de 2 colheres de sobremesa, até dourarem.
.
Receita: Vila Sabor.
.
Lombo Arco Íris
Lombo assado e picado em cubos
01 cebola em tiras
01 pimentao vermelho pequeno em tiras
01 pimentão verde pequeno em tiras
01 pimentão amarelo pequeno em tiras
01 dente de alho
Orégano ou Adobo a gosto
.
Aqueça uma panela, frite o alho, junte a cebola e os pimentões. refogue por uns 3 minutos, junte a carne, e refogue por mais uns 5 minutos. Polvilhe o orégano e sirva quente.
.
Gelado de Festa
01 lata de leite condensado
01 lata de creme de leite
02 colheres (sopa) de suco de limão
02 colheres (sopa) de uvas passas
02 colheres (sopa) de frutas cristalizadas picadas
250 g de panetone em lascas
.
Bater o leite condensado, o creme de leite e o suco de limão no liqüidificador e despejar numa tigela grande. Em seguida, adicione as passas, as frutas e o panetone, misturando tudo muito bem. Despejar em uma forma do tipo "bolo inglês" ou numa de pudim, forrada com papel manteiga. Cubra com filme plástico e leve ao congelador no mínimo por 12 horas. Desenforme e decore com cerejas ou a seu gosto.
.
Dica: Retire do congelador ou freezer somente na hora de servir (eu demorei um pouco, estava começando a derreter)
.
Pizza de Pernil
Receita da Massa da Pizza aqui.
.
Pernil em cubos pequenos
01 cebola
Temperos a gosto
Molho pronto de tomate
Pimentão vermelho, verde e amarelo em rodelas
Fatias de mussarela o quanto baste
Fatias de presunto o quanto baste
Azeitonas
Orégano
Azeite
.
Frite a cebola, junte o pernil e os temperos. Reserve. Coloque sobre a massa, o molho, o presunto, o queijo, o refogado de pernil, os pimentões e a cebola. finalize com as zeitonas e leva para assar ate que esteja a seu gosto.
.
Pizza de Calabresa

Mesmo procedimento da anterior, apenas substituindo o refogado por calabresas, passadas na frigideira com um fio de azeite, para liberar sabor.
.
Pizza Califórnia
  • Leite condensado
  • Mussarela a gosto
  • Abacaxi em calda picado
  • Pêssego em calda picado
  • Figo em calda picado
  • Cereja picada

Espalhe o leite condensado sobre a massa, por cima coloque a mussarela, o abacaxi picado, os pêssegos, o figo, as cerejas e leve ao forno para assar até seu gosto.

Receita da cobertura Califórnia: Cyber Cook (Shelly)

Comentários

ameixa seca disse…
No Natal fizemos doces a mais... comida não. No Ano Novo fizemos doces na porção certa mas sobrou uma perna de perú recheada que ainda comemos hoje he he
Claudia Lima disse…
Aqui sempre sobra para o dia seguinte, mas eu prefiro, pois a gente já está tão cansada da cozinhança.
Agora no dia seguinte do dia seguinte realmente precisamos dar uma reinventada, pq já não aguentamos mais ver os mesmos pratos.
As dicas são ótimas!
Bjs :)
Maria disse…
Amiga querida...vc como sempre com seus pratos bem caprichados..linnndos!!
Adoreiiiiiii todos...e é isso mesmo temos que inventar novos pratos com que ja temos...isso é economia domestica.
edinha disse…
Gostei destas ideias :)
É sempre bom ter novas receitas para aproveitar o que sobra :)
Beijinho
Nela disse…
Querida Anita, belas ideias amiga, realmente acontece quase com toda a gente, fazemos a mais ;) no meu caso tanto é a comida, como os doces, nunca mais me livro deles, e veja hoje dia 5 ainda tenho doces do Ano Novo, comida vai-se comendo tal como deu a ideia, utilizando outras coisitas para não aborrecer,no Natal fiz Leitão fresco, no forno, não tirei foto não deu tempo, e borrego também, na consoada foi as couves bacalhau e por aí, no Ano Novo, ainda tinha leitão que congelei, e fiz também um belo bacalhau, de uma receita especial, mas não tirei foto, mas como ficou bom, vou voltar a fazer, e depois logo ponho, tenho uma receita que vou põr mas não foi do Natal, já a tinha feito, e é de bacalhau,o que não sobrou foi as gambas grelhadas e mais marisco rsrsrs, beijinhos
Homepizzas disse…
Bom dia!
Eu vou fazer esta receita no meu forno para pizzas.
Depois eu conto para você como foi.
Obrigado pela receita agridoce, adorei!

Dwight
www.homepizzas.blogspot.com

Postagens mais visitadas