Algumas coisas, também são muito Importantes - Parte II

Sim! Agora já com um guia rápido de medidas, o próximo passo para executar uma receita, são os ingredientes e para isto, também deve se seguir uma sequência para que as coisas saiam da melhor maneira possível.
.
Isto implica uma certa dedicação de tempo. Tá certo que tempo hoje em dia é artigo de luxo em nossas casas, além do mais que, muitas vezes temos jornadas, duplas, triplas...e aí por diante!
.
Mas não custa uma pequena organização para que seu quitute saia perfeito e você no final, não esteja careca por arrancar os cabelos de nervoso durante um simples ato de ir pra cozinha! :DD

Então veja como é simples:

  • Para se medir o líquido é importante que esteja colocado em lugar nivelado para que verifique a sua medida correta, sempre que você veja na altura dos olhos. Quando for usar colher para medir deixe que fique até a borda sem que derrame.

  • Para medir ingredientes secos em xícaras, copos ou colheres é necessário que não aperte, só se tiver na receita ou se for como o açúcar mascavo, que deve ser compactado á medida. Para que a medida fique nivelada é importante que passe a costa de uma faca para que tire o excesso. Já no caso de ser colher e pedir para que esteja bem cheia coloque duas rasas.

  • Já para medir as gorduras sólidas como gordura vegetal, banha, manteiga ou margarina é importante encha apertando para que fique até a borda, para que não fique nenhum pedacinho vazio. A gordura em temperaturas ambiente, são mais fáceis para se medir, do que quando estão geladas.

O Básico do Básico:
1º) Ler a receita inteira antes de começar a fazê-la.
.
2º) Siga a risca as instruções.
.
3º) Coloque todos os ingredientes a serem utilizados, já medidos corretamente no local que vai prepará-lo, para não prejudicar a receita.
.
4º) Escolha a panela ou a forma com o tamanho correto, para que não derrame o alimento e nem grande demais, pois pode prejudicar a sua consistência.
.
5º) Se a receita pedir forno pré-aquecido é porque precisa estar quente, sendo assim é importante que acenda 15 minutos antes de ser usado. E se for pedido na hora, é porque precisa ser aquecido lentamente.
.
Até a próxima dica! ;)

Comentários

Amanda Ramos disse…
Amiga, deixei um mimo pra vc no meu blog, passa la...
Bjo
Anita querida deixei um mimo pra vc em meu blog... Acho que já recebeu um... Mais mandei pra vc também... Passa lá.. Beijos.
ameixa seca disse…
Eu comecei a aprender a ler as receitas até ao fim, porque algumas vezes fiquei a meio por falta de ingredientes he he
Claudia Lima disse…
Eu já conhecia estas dicas, mas sempre é bom relembrar.
Fazem realmente diferença na hora de se executar a receita.
Bjs :)
Amanda e Rosana, obrigada pelo carinho amigas...postarei em breve sim os mimos... Agradeço a lembrança!

Ameixa...então, sabe que algumas vezes também me aconteceu isto? e não custa nada não é???

Claudinha...com certeza! Outro motivo por estar fazendo este guia rápido, é que tenho recebido comentários através de emails, de pessoas que estão começando do zero na cozinha, e a gente sabe o quanto é difícil no início... Pode ser repetitivo, mas se ajudar alguém já estará bom!

Besitos amigas!
Nela disse…
Querida tem razão, é uma ajuda preciosa para quem está a começar, a cozinhar, porque se não utilizarmos as medidas corectas, a receita não fica boa, eu nisso tenho muito método,Anita boa ideia as suas dicas, obrigada por partinhar, beijo e boa semana.
edinha disse…
Boas dicas :)
Beijinho

Postagens mais visitadas