Filé de Frango com Molho de Queijo e Iogurte


No meu jardim de temperos, já tem alguns deles que estão na hora de serem renovados... E o Dill, Aneto ou Endro, ou como queiram chamá-lo é um deles... É uma erva muito usada nas culinárias da Escandinavia, Alemã, da Europa Central e Oriental.
.
Outra curiosidade, é que é mencionado na Bíblia como produto para pagamento de impostos, o dill era uma erva de alto valor comercial entre os romanos. Os egípcios já conheciam o dill como erva medicinal. Existem referências dos gregos antigos quanto a sua utilização para curar soluços.


Foto: Correio Gourmand

Bom no meu caso, sempre, além de usar em saladas e tempero de carnes, já usei em batatas, em omeletes, como tempero de ricotas para recheio de pastéis e quiches.... Na minha opinião é um tempero muito versátil, porém, como já disse aqui antes, deve ser usado com moderação, porque se usado em demasia, fica extremamente forte, e desagradável ao paladar. Ele tem folhas semelhantes a da Erva doce, e é muito delicado.

Com isto, tinha de fazer o almoço, e pensei em usá-lo, mas desta vez numa aplicação diferente, num molho de queijo. A mistura do queijo, do iogurte e do Dill, compôs um dos pratos mais saborosos que já fiz por aqui... só provando para entender o que falo.

INGREDIENTES
  • 01 kg de filés de frango
  • Sal, pimenta e suco de limão a gosto
  • 04 colheres de manteiga
  • 02 colheres de sopa rasas de trigo
  • 01 e 1/2 xícara de leite
  • 200g de iogurte natural
  • 100g de queijo roquefort
  • 01 colher de sopa rasa de Dill picado
Tempere os filés com sal, pimenta e suco de limão. Deixe tomar o tempero por 30 minutos. Aqueça uma frigideira e frite os filés, em 02 colheres de manteiga, até que estejam dourados. Reserve em local aquecido.

À parte aqueça o restante da manteiga, e doure a farinha de trigo. Junte aos poucos a farinha de trigo e doure. Junte o leite aos poucos, mexendo sempre, até obter um creme, caso forme algum grumo, passe no liquidificador (não perca a calma! hehehehe).
Adicione o iogurte, e o queijo, mexa bem e retire do fogo. Misture o Dill, e espalhe este creme sobre os filés reservados. Caso queira leve ao forno, para reaquecer por alguns minutos. Sirva com batata palha ou legumes no vapor.


Receita: Receitas - Primavera Nestlé.
Rendimento: 10 porções.

Comentários

Zé Roberto disse…
Bom dia menina!!!

Vim retribuir a gentileza e dizer que é uma honra ter vc como seguidora e também quero que vc saiba que teu blog é uma delícia, vou visitá-lo sempre.
Já estou linkando no meu "Receita do Chef"

Tenha uma linda semana, bjus no coração...
Querida a tua receitinha está deliciosa!Um beijinho...
ameixa seca disse…
Sou sompletamente apaixonada por queijo!!! Este molho deve ficar divinal :)
Pepe disse…
Amiga... adorei essa combinaçao de o frango e o queijo roquefort, so pela foto e a presentaçao deve ter ficado uma delicia.Com o que aconcelharias como bebida pra acompanhar?
Mais uma vez parabéns.
Laurinha disse…
Hummmmmmmm, já pra cozinha!! Pra minha, adorei... :DDD

Beijinhos
José, obrigada amigo... a honra é minha! ;)

Natércia, obrigada.

Ameixa, então somos duas! hehehehe

Pepe, acho que um bom vinho tinto seria perfeito... e lógico uma boa companhia! ;)

Laurinha...hehehehehe se fizer volta comentando amiga! ;)

beijocas a todos!
Anônimo disse…
Amiga

Maravilhoso.
Adorei!!!
Parabéns
Bjuss
Marnia, obrigada Florzinha! bjssss
Claudia Lima disse…
Ana achei super elegante esta sugestão!
Eu gosto muito de dill, pena que eu não tenha fresquinho po aqui.
Bjs :)

Postagens mais visitadas