DIA DA MENTIRA

Primeiro de Abril é sempre um dia de surpresas. Tudo o que você vê, tudo o que você escuta e tudo o que você lê precisa ser pensado duas vezes para certificar-se de que não é uma mentira. O Dia da Mentira é um acontecimento internacional.
.
Nos dias de hoje, em meio a tanto compromissos e correrias de nosso dia-a-dia, às vezes nem nos damos conta de como este dia é realmente comemorado em brincadeiras...
Na verdade se, no Dia do Trabalho, ninguém trabalha, no Dia da Mentira, ninguém deveria mentir... Seria uma lógica...Mas como isto não ocorre, vou falar algumas verdades sobre o Dia da Mentira (pelo menos foi o que pesquisei)


.
Há muitas explicações para o 1 de abril ter se transformado no Dia da Mentira ou Dia dos Bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.
.
Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX da França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.

.
Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's Day ou Dia dos Tolos, na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, o que significa literalmente "peixe de abril".
.
No Brasil, o 1º de abril começou a ser difundido em Pernambuco, onde circulou "A Mentira", um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. "A Mentira" saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os seus credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.
.
COMEMORAÇÃO NO URUGUAI
.
É comemorado em dia distinto ao nosso...Día de los Santos Inocentes ou Dia da Inocência é uma data semelhante ao Dia da Mentira, comemorada na Espanha e em países de língua espanhola no dia 28 de dezembro.
Nesse dia é costume realizar brincadeiras de toda índole. Festeja-se de diferentes formas, dependendo do lugar.
.
No Uruguai, na Espanha, Chile e em outros países hispânicos, os meios de comunicação costumam fazer brincadeiras ou exageram o conteúdo da notícia. Tradicionalmente os jornais publicam páginas inteiras de notícias cômicas, com a advertência de que é o Dia dos Inocentes. Algumas matérias parecem sérias e enganam o leitor desprevenido.


“Primeiro de Abril; sua calça caiu; sua mãe não viu; enganei o bobo; na casca do ovo; e caiu caiu caiu"
.
Portanto, aproveite o dia para se divertir e pregar uma peça em seus amigos. Hoje poooooooooode! Mas só hoje e, vê lá o que vai aprontar! Aproveite com Moderação...
.
Fonte:Internet

Comentários

Marizé disse…
Muito engraçado este post.
Gostei de conhecer um pouco mais da história do dia das mentiras.

Bjs
Anônimo disse…
E ai, alguem te pegou com uma mentira hoje!?
Pegaram a gente dizendo que a sobrinha do meu marido estava com dengue!!! ELe nao lembrou que hoje era primeiro de abril e caiu que nem um patinho!!! rsrsrs
bjsss
Giovanna, não.... não pegaram não! Como comentei, deve ser pela correria do dia-a-dia, que a brincadeira as vezes é deixada de lado! hehehehe bjssssss
Claudia Lima disse…
Aqui nos EUA também é comemorado. Se chama "The Fool's Day".
Ninguém tentou me enganar e eu só não me esqueci que era primeiro de abril, pois é o dia do aniversário do nosso gatinho Zorro. Ele completou 11 anos.
Bjs

Postagens mais visitadas