Parceria Nova e a Estréia da Sarah - Caldinho de Inhame

Eu falei que a moça do vestido de Chita viria... Está aqui pra abrilhantar e contribuir muito com seu conhecimento, receitas e textos maravilhosos.

Sarah Cavalcante, passará a contribuir com postagens culinárias e dicas de filhos também. Nos conhecemos há mais de 4 anos, temos gostos parecidos, filhos de mesma idade, em algumas fases, até o corte de cabelo era igual, escolhemos temas iguais pra festas dos filhos sem uma saber da outra... Sarah diz que somos Gêmeas...kkkkkkk e sempre conversamos, de talvez um dia, fazer uma parceria gostosa no blog. Chegou o momento. Seja bem vinda Amiga.

Se eu vou continuar escrevendo e postando? Ca-la-ro. Linda, Alta, Loira e Magra... (oi?) Mas hoje a vez é dela... Segue.

Caldinho de Inhame


 Um caldinho simples para o início (não tão inicial assim) de parceria e finalmentes de uma grande espera. Olá pessoas, algumas já devem ter percebido minha participação indireta no blog de Anita quando esta carinhosamente dedica à mim algumas de suas preparações na cozinha. Para quem não me conhece, meu nome é Sarah, moro no Ceará, tenho uma família linda (diga-se de passagem) fruto de meu casamento há cinco anos. Eu e Anita nos encontramos na maternidade - minto! - em comunidade do orkut que tem como afinidade comum o amor pelas panelas, uma mesa farta e boa comida.

Muitas trocas de experiências e receitas depois, acompanhando uma a vida da outra... engravidamos no mesmo período e hoje curtimos a maternidade, aproveitando o amor pela culinária para nos alimentarmos melhor e bem como a nossa família. Os assuntos giram em torno de nossos filhos, da preparação para a chegada da minha caçula e das nossas lembranças de quase cinco anos de amizade sincera e muito autêntica. Somos irmãs gêmeas! Rssssss

E com essa amizade tão amadurecida recebi o prazeroso convite de adentrar neste blog de maneira mais direta, trazendo temas relacionados ao comer saudável, comidas que confortam, causos da vida materna, dicas e poesia. E já que é pra acolher... mesmo morando no Ceará, o mês de março traz suas águas de chuva e refresca minha terra uma receita simples e fácil de fazer... acalma a minha espera que já alcança 36 semanas de gestação de Nise, uma menina já muito amada e irmã de Joaquim, meu gatinho de quase 3 anos.

Vamos então ao caldinho: (Vai ser mais ou menos no olho... porque hoje cozinhei intuitivamente)
- 1 inhame de mais ou menos 450g
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1/4 de cebola picada
- 1 dente de alho amassado ou meia colher de café de pastinha de alho (tempero caseiro - vou ensinar em outra com passo a passo)
- 1 tomate pequeno sem sementes picado
- 1/2 pimenta-de-cheiro
- Um punhadinho pequeno de cheiro-verde picado
- 1/2 tablete de caldo de galinha Sal (se necessário) pimenta do reino à gosto
- 1 xícara de leite
- 1 xícara faltando um dedo para completar de água do cozimento do inhame

Descasque o inhame e corte em pedaços menores, assim cozinha mais rápido. Enquanto cozinha, pique a cebola, alho, tomate, pimenta-de-cheiro e o cheiro-verde. Reserve tudo em separado. Faça um refogado com a manteiga e o azeite, seguindo a ordem dos temperinhos acima e reserve.

Após verificar o cozimento do inhame, em um liquidificador, despeje o inhame sem a água (reserve!), tempere com o caldo de galinha e a pimenta do reino, junte o leite, a água do cozimento, o refogado e bata até virar um creme. Volte para a panela para aquecer um pouco mais, e se necessário acerte o sal. Sirva em mini bowls regando com um fio de azeite por cima e cheiro-verde para decorar.
Dica: no momento do liquidificador você pode acrescentar uma colher de sopa de requeijão.

É isso, um beijo, da menina do vestido de chita.

Comentários

danyff29 disse…
Ahhh,que maravilha...agora duas lindas juntas no Blog!!!Adorei!!!!
Sucesso pra vcs,meninas!!! =)

Postagens mais visitadas